Retornar valores de cidades com mesmo nome

Olá, pessoal!

Poderiam me ajudar com o Google Sheets, por favor? Estou querendo retornar a população das cidades com base na planilha do IBGE. Porém há a questão das cidades homônimas, que pode acabar retornando a população de cidades de outros estados ou até do mesmo estado e que tenham o mesmo nome.
Por exemplo, tenho as UFs e as capitais em duas colunas e gostaria de inserir as populações das capitais. Utilizando PROCV, no caso da cidade de Palmas, poderia haver 3 possibilidades, já que, além da capital do Tocantins, há outra de mesmo nome no Paraná e Palmas de Monte Alto, na Bahia.
Pesquisei sobre como relacionar valores de duas colunas para retornar um terceiro, mas não encontrei algo que me ajudasse. O ideal seria uma função que pesquisasse o valor da UF e do município pra depois retornar a população. A chance de encontrar homônimo diminuíria bastante, mas poderia haver ainda no mesmo estado.

Alguém sabe como posso facilitar esse processo?

Obrigado!

1 Curtida

Olá @evertonsiqueir5 ,

A planilha do IBGE já discrimina cada município com uma identificação diferente, “desambiguando” os homônimos. Não entendi a razão de fazer o cruzamento com o PROCV.

Dê uma olhada nestes 2 links que devem te ajudar:

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=downloads

1 Curtida

Obrigado por responder, @adriano. Então, eu baixei essa planilha de estimativa mesmo, que tem a classificação com o código do IBGE. Só que a planilha que eu quero cruzar não tem o código, só tenho o estado e a cidade. Eu queria puxar a população fazendo esse cruzamento com a do IBGE, mas pode acabar vindo dado de outra cidade. Um amigo me sugeriu concatenar as colunas de estado e cidade das duas planilhas e usar PROCX pra puxar a população. Essa seria a melhor saída?

1 Curtida

@evertonsiqueir5 não sei se tem outro modo mais prático, mas tem como usar VLOOKUP/PROCV com mais de um critério ou múltiplas condições e a concatenação dos valores pode ser uma saída, sim.

talvez este tutorial te ajude: How to VLOOKUP Multiple Criteria in Google Sheets (Easy Steps) - Spreadsheet Point

procurando por vlookup “multiple criteria” ou “vlookup two conditions” você deve encontrar outros. se você não conseguir aplicar a fórmula, sugiro compartilhar sua tentativa em algum exemplo reprodutível, pode ser uma planilha do Google Sheets com acesso aberto, isso facilita para entender tanto os dados em questão quanto o problema que você porventura enfrente com as fórmulas.

1 Curtida

@adriano Super obrigado pelos links e indicações. Ainda estou começando, mas aprendendo bastante com todo mundo da Escola de Dados.

valeu, qualquer coisa compartilha aqui com a gente!

e obviamente as soluções que comentei ali se referem a como resolver este problema no Google Sheets. se você para Python, R ou SQL por exemplo tem outras abordagens, talvez até mais simples…