Problemas com Excel

Boa noite!
Estou fazendo uma reportagem e fui extrair dados do Inep, do Censo Escolar de 2018.
Eles estavam em pdf e fui ao Tábula para extraí-los. Até aí, tudo bem, fiz o download em CSV, mas ao abri-lo no Excel, o mesmo veio desconfigurado. Os dados vêm sem divisão adequada de linhas e colunas, não reconhece acentuação, etc, algo do tipo:

‘’,Total,Pública,Federal Estadual Municipal Privada
Tabela M1 - Número de,2014,49.771.371,40.680.590,296.745 17.294.357 23.089.488 9.090.781"

Enfim, é impossível mexer. É algum problema com o meu Pacote Office? Devo reinstalá-lo? Detalhe que não é a primeira que vez isso acontece comigo. Se alguém puder me ajudar, desde já, agradeço.

1 Curtida

Oi, Guilherme. Tudo bem?

O CSV é um arquivo separado por vírgulas. Para separar o conteúdo em diferentes colunas, você precisa clicar em “Dados” > “Texto para colunas” no Excel. Você consegue mais informações aqui.

O problema de codificação, ou encoding, também tem solução. Dependendo da forma como você importa o arquivo, você define o encoding já no começo. Para resolver esse problema, você pode acessar aqui.

No caso específico do Inep, eles disponibilizam os microdados já em formato aberto e editável. Talvez seja melhor trabalhar com esses dados, em vez de dados do PDF. Às vezes, por outro lado, é um pouco difícil trabalhar com esses dados no Excel, porque são arquivos bem grandes. O link do site do Inep está aqui.

Depois você conta aqui se deu certo?
Um abraço!

4 Curtidas

Oi, Gabriela! Mil desculpas pela demora em respondê-la, acabei esquecendo, rs…

Deu tudo certo sim. Eu não sabia que o Inep tinha os microdados em CSV, achava que era tudo em pdf - primeira vez que eu fiz uma reportagem sobre o tema de educação, então justifica minha inexperiência haha

Muito obrigado pela ajuda! Quando a reportagem ficar pronta (vai demorar um tempo por várias razões :/, mas enfim), eu coloco o link pra vc dar uma lida, afinal vc parte dela, de certa forma.

Abraços!

1 Curtida

Boa, Guilherme! Qualquer coisa estamos aqui.

Oi, Gabriela e demais que acompanharam meu post! Como prometido, estou aqui para mostrar a reportagem na qual usei os dados do Censo Escolar do INEP.

Para situar a todos, estudei na Unesp Bauru e, na disciplina de Jornalismo especializado, eu e alguns colegas fizemos reportagens sobre a acessibilidade na educação. No meu caso, eu e uma amiga falamos sobre a acessibilidade (e a falta dela) nos ensinos básico e superior e abordei, entre outras questões, a quantidade de escolas com recursos acessíveis a pessoas com deficiência, a que pés isso anda na Unesp, e tentei, com a ajuda de especialistas, traçar um panorama para os próximos anos.

Eis o link e a minha reportagem honrosamente é a primeira:

Obrigado!

1 Curtida