Problema com Jupyter Notebook: "Permission denied: Untitled.ipynb"

Olá, pessoal!

Estou com um problema para criar um novo notebook no Jupyter. Estou iniciando o curso python para jornalistas do Turicas e do Burgos no youtube e me deparei com esse obstáculo logo no começo.
Aparece para mim a seguinte mensagem:

" Creating Notebook Failed

An error occurred while creating a new notebook.

Permission denied: Untitled.ipynb"

Alguém sabe me dizer como resolver o problema ou me indicar algum outro fórum em que eu possa conseguir a resposta?

1 Curtida

Olá @LeoMoreno
Normalmente em erros de permissão para facilitar o entendimento da comunidade e a resposta você precisa também incluir informações como:
qual sistema operacional está usando,
qual versão do Python,
durante a instalação apareceu algo estranho (na instalação do Python, por exemplo, é importante marcar a opção PATH, algo como “Add Python 3 to PATH”),
como instalou a biblioteca (no caso aqui o Jupyter Notebook),
o erro aparece após fazer que comandos (New-Python3 ?)

Se você instalou tudo sem problemas, pode ser que as permissões de leitura ou gravação da pasta que você abriu o jupyter são restritas. Qual pasta é?

Se você instalou corretamente o Python, se estiver no Windows, uma sugestão é:

  • no Explorador de arquivos crie uma pasta para organizar seu trabalho onde quiser (ex.: C:\Users\LeoMoreno\Documents\estudos_python
  • abrir o Prompt de Comando (cmd em pesquisar)
  • ir para a pasta que criou: cd C:\Users\LeoMoreno\Documents\estudos_python
  • veja a versão do Python que você tem: python --version
  • veja a versão do instalador de bibliotecas que você tem: pip --version
  • se estiver tudo certo, instale: pip3 install jupyter
  • chame o jupyter: jupyter notebook

Reinaldo, primeiro obrigado sobre a orientação a respeito de como perguntar de forma mais eficiente. E, em seguida, obrigado pelas dicas. Desinstalei e instalei novamente o Python 3.8.2 assinalando, desta vez “PATH”. Deu certo. Duas vezes obrigado!

1 Curtida

Me deparei com um novo problema, logo em seguida.
Estou utilizando Windows, Python 3.8.2.
Consegui criar um novo notebook, após reinstalar o python assinalando PATH.

A questão agora é que mando rodar ou aperto shift+enter e ele só fica “pensando” (In [*]).
Já tentei clicar em “Kernel” e depois em “Restart & Run”. Mas continua na mesma. Já reiniciei tudo também e o problema continua.

1 Curtida

Eu creio que pode ser algo disso:

  • Seu antivírus está bloqueando
  • A linha de código que você está executando é muito longa para o seu hardware, se tiver memória RAM baixa (mas se for um comando simples isso não seria o caso)
  • Pode ter acontecido algo errado na instalação o jupyter
  • O seu browser pode ter alguma configuração contra o Jupyter

Tente então:

Avise se funcionar. Infelizmente o Windows e os softwares que rodam nele têm esses problemas - instalam um monte coisas padrão, muitas sem muita utilidade, que podem atrapalhar linguagens de programação. Eu uso Windows de vez em quando, mas principalmente Ubuntu exatamente por isso e porque a performance é melhor e é código aberto - mas a curva de aprendizado é maior do que no Windows

Caro Reinaldo! Deu certo: reinstalei o Jupyter e desabilitei o Avast.
Muito obrigado pela atenção! :smiley:

Olá

Que ótimo. Mas só toma precaução de desabilitar o Avast apenas para o que você precisa no momento, ou quando acabar de usar o Jupyter retorna ao normal