Orientação para prefeituras

Boa tarde, pessoal.

Estive pensando comigo ao coletar dados sobre o Covid-19 no site da Prefeitura da minha cidade que falta um pouco de orientação aos profissionais sobre a criação e disponibilização dos dados. Aqui, por exemplo, a maioria das informações vem em PDF, o que é péssimo, ou em Excel (o que não concordo).

Acho que seria importante também essa orientação sobre dados também para não jornalista, de forma que crie um padrão nesse sentido. No caso do Covid-19, cada secretaria faz de sua forma e, por conta disso, se deu necessário muito trabalho para reunir tudo. Ainda que surja diversas iniciativas pra facilitar a leitura dos dados pelos leigos, um padrão na construção facilitaria muito futuramente.

1 Curtida

Oi Gustavo. Fizemos um trabalho junto a Secretaria de Saúde e criamos uma base de acompanahamento.

Caso queira ver a planilha google. link https://docs.google.com/spreadsheets/d/1vYAIdkldmQEVbrmbw4GCkR7uMZ0vb0fY_ZaHnyoJbIs/edit?usp=sharing

com isso produzimos esse chart
https://public.tableau.com/profile/ilhabela#!/vizhome/Covid-19_18082020/PainelCovid-19ILHABELA

Veja tambem essa matéria
https://iis.org.br/farol-da-ilha/entendendo-os-numeros-do-covid-19/

1 Curtida

Oi Gustavo,

Na Open Knowledge Brasil, temos algumas iniciativas neste sentido. Uma é o Índice de Transparência da Covid-19, criado justamente para avaliar a adoção de práticas de transparência sobre o assunto.

Outra é o curso Publicadores de Dados, que visa formar pessoas e servidores(as) públicos que consigam implementar padrões de transparência e dados abertos de alta qualidade.

Caso você não conheça, vale a pena conferir e, se puder, compartilhar com as pessoas da sua cidade.

1 Curtida