Oportunidade para iniciantes

Olá,
sou recém formado em jornalismo e sempre quis me aprofundar em jornalismo de dados, porém só consegui começar minha trajetória agora, pelo curso do Knight Center. Já estou conseguindo exercer muitas das habilidades ensinadas no curso mas sinto que preciso de algo mais sério para eu evoluir mais. Vocês sabem de algum veículo, projeto, iniciativa e afins que dê oportunidade para iniciantes na área?

2 Curtidas

Olá gmg16

Começar a vida profissional é difícil mesmo porque temos que aprender várias habilidades práticas que só o dia o dia ensina. Leva tempo, persistência e esforço.

Esclareço que este Fórum não é idealmente para divulgar vagas, apenas para isso. É sim principalmente para pensar o jornalismo de dados e os colegas entre si aprimorarem suas dúvidas técnicas e práticas. A comunidade se ajudando.

Você está no caminho certo com o curso que fez e oriento a continuar sempre estudando. Eu e outros colegas experientes do Fórum fazemos isso até hoje. Nossa área demanda uma formação contínua.

Sendo mais direto a sua pergunta, que também vale para o jornalismo como um todo: na minha opinião o jornalista iniciante deve mostrar suas ideias. Então escreva para os editores ou veículos que admira e apresente suas ideias de pauta. Foi assim que eu comecei. Com muitos não, mas alguns sim que valeram a pena até hoje.

No Brasil muitos veículos já realizam jornalismo de dados em várias cidades brasileiras. Todas as grandes redações já têm setores especializados em dados. Se procurar no Google algo como “jornalismo de dados brasil” vai ter um resultado com alguns exemplos.

E também na minha opinião uma pauta de jornalismo de dados não deve ser vendida, primeiramente, pelo seu potencial técnico, rigor estatístico, checagem detalhista, código ultraavançado… Para o leitor ou muitas vezes até para o editor que vai ver sua pauta o que mais interessa primeiro é se tem interesse público, se é relevante para as pessoas. Uma grande análise de dados só é útil se realmente no final mostrar algo que interessa ao leitor e para a sociedade. Depois entra a parte técnica, que pode ser aperfeiçoada todos os dias.

2 Curtidas

Só um adendo. No Fórum podem sim ser divulgadas vagas ou oportunidades – deve ser criado depois uma área no site para isso.

1 Curtida

bem-vindo à área, meu caro.

1 Curtida

Seja bem-vindo, gm16!

O simples fato de você estar procurando recursos já te coloca no caminho certo. Enquanto você procura uma oportunidade mais concreta, eu sugiro você fazer o que muitos aqui fizeram quando estavam começando: tocar seus próprios projetos.

Tente aplicar o que você está aprendendo em algum problema que você ache interessante. Crie um blog pra compartilhar o que você aprendeu no processo e quais passos seguiu para chegar lá. Um dos principais valores da comunidade de jornalismo de dados é o compartilhamento de conhecimento. Vá aos encontros da comunidade na sua cidade. Se eles não existirem, tente organizar um!

Fazendo assim você conquista várias coisas ao mesmo tempo: vai aprender um monte tentando resolver um problema. Vai conhecer um monte de gente interessante no processo. Vai montar um portfólio de projetos que poderá servir como cartão de visitas para outras oportunidades. E tenho certeza que você vai se divertir muito no processo.

Isso vai acabar te dando confiança pra fazer o que o Reinaldo recomendou: oferecer pautas para veículos ou puxar colaborações com membros daqui.

Boa sorte!

4 Curtidas

Legal ver gente recém-formada já pensando em se aprofundar em jornalismo de dados, @gmg16! Desejo sucesso nessa trajetória, e conte sempre com o pessoal aqui da comunidade.

Sobre vagas, @reichaves tem razão: a melhor forma de entrar no mercado é oferencendo algumas boas histórias e investigações baseadas em dados aos veículos. Também vale estar próximo dos pares --para aprender mais, para saber como está o mercado etc.

Enfim, seja bem-vindo.

(Só agora estou lendo postagens mais antigas… Desculpe responder séculos depois.)

2 Curtidas