Oportunidade para iniciantes

Olá,
sou recém formado em jornalismo e sempre quis me aprofundar em jornalismo de dados, porém só consegui começar minha trajetória agora, pelo curso do Knight Center. Já estou conseguindo exercer muitas das habilidades ensinadas no curso mas sinto que preciso de algo mais sério para eu evoluir mais. Vocês sabem de algum veículo, projeto, iniciativa e afins que dê oportunidade para iniciantes na área?

2 Curtidas

Olá gmg16

Começar a vida profissional é difícil mesmo porque temos que aprender várias habilidades práticas que só o dia o dia ensina. Leva tempo, persistência e esforço.

Esclareço que este Fórum não é idealmente para divulgar vagas, apenas para isso. É sim principalmente para pensar o jornalismo de dados e os colegas entre si aprimorarem suas dúvidas técnicas e práticas. A comunidade se ajudando.

Você está no caminho certo com o curso que fez e oriento a continuar sempre estudando. Eu e outros colegas experientes do Fórum fazemos isso até hoje. Nossa área demanda uma formação contínua.

Sendo mais direto a sua pergunta, que também vale para o jornalismo como um todo: na minha opinião o jornalista iniciante deve mostrar suas ideias. Então escreva para os editores ou veículos que admira e apresente suas ideias de pauta. Foi assim que eu comecei. Com muitos não, mas alguns sim que valeram a pena até hoje.

No Brasil muitos veículos já realizam jornalismo de dados em várias cidades brasileiras. Todas as grandes redações já têm setores especializados em dados. Se procurar no Google algo como “jornalismo de dados brasil” vai ter um resultado com alguns exemplos.