Lnews - Ferramenta de raspagem da UFMA

Olá, pessoALL.

Indico uma ferramenta interessante que está sendo desenvolvida pelo Labcom da Universidade Federal do Maranhão, que pode facilitar a extração de dados de portais de notícias. Segue o link:

https://www.labcomdata.com.br/

Um abraço,

Whaner

4 Curtidas

Achei muito interessante, @whaner.

Há alguma previsão de que essa ferramenta possa estar disponível para fins não acadêmicos? Tipo, para fins jornalísticos?

Cara, não sei… O email do Marcio Carneiro, coordenador do LABCOM e responsável pelo Lnews é [email protected]
Você chegou a assistir a alguns vídeos do canal deles no Youtube?

Abs,

Whaner

Não vi não, vou procurar. Valeu

Parece que rola, sim. No FAQ diz que a ferramenta poderia ser utilizada por outros grupos, mas que esses casos não seriam priorizados. Coloca suas infos no formulário deles e veja se respondem!

Isso me lembra bastante um projeto semelhante que conheci em 2013, ainda no governo Dilma.

A CapGov da UFRJ desenvolveu um software e portal que fazem algo parecido, para o portal noticias.gov.br. Inexplicavelmente, esse portal ainda permanece até hoje no ar, embora as notícias tenham parado de ser atualizadas em 2016, data provável em que o projeto tenha sido abandonado.

O noticias.gov.br raspava as páginas de notícias de todos os sites governamentais e criava um feed único, onde se podia ler notícias (press releases das assessorias de comunicação, na verdade) de todos os órgãos do governo. A ferramenta também possibilita pesquisar as notícias por algum termo do interesse do usuário, ou até mesmo criar um feed RSS de notícias que contenham o termo pesquisado.

1 Curtida