Função SUM do SQL retorna valor aproximado

Olá, pessoal,

Depois da aula sobre SQL, do curso Dados 360, eu tenho treinado os comandos aprendidos utilizando uma tabela sobre despesas com verbas de gabinete dos deputados estaduais da Bahia. Tentei usar a função SUM para ver quais foram os deputados mais gastadores no período de janeiro a maio. Fiz a mesma operação no google sheets e vi que no SQL o valor total de cada deputado é aproximado para menos. Por exemplo: uma deputada gastou no total R$ 32.454,84 e no SQL aparece o valor R$ 32.449,00. Já tentei mudar o tipo do dado de inteiro para real ou numérico, mas o valor retornado é sempre o mesmo. Isso é normal?

2 Curtidas

Você tem a tabela fácil pra eu tentar repetir o erro aqui?

Como a diferença nos valores é grande, não acho que seja só erro na aritmética de ponto flutuante, um problema bem comum em computação.

Se tiver como mandar um exemplo e qual banco está usando, acho que conseguiremos te ajudar melhor. =)

2 Curtidas

Você está usando DB Browser? Se estiver, tem uma função na hora de carregar um csv pra ele não “adivinhar” o tipo de dado, e depois vc coloca manualmente. Às vezes ele pode interpretar dados diferentemente do que você espera.

1 Curtida