Olá a todos. Essa semana o IBGE divulgou os resultados do Censo de 2022 sobre Favelas e Comunidades Urbanas, amplamente divulgado também entre os meios de comunicação.
Bom, eu estou tentando obter os nomes das favelas e suas respectivas populações, especificamente para a cidade de Ribeirão Preto, mas não encontro esses dados. Caso alguém “tope” com eles, por favor me mostre o caminho.
A seguir, descrevo os locais pesquisados.
Na publicação “Censo Demográfico 2022 - Favelas e Comunidades Urbanas - Resultados do universo” (disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102134.pdf), na página 97 há uma tabela com as 20 favelas mais populadas. Contudo, são justamente esses dados que não encontro.
Também estou pesquisando pelas tabelas do SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA).
Algo interessante que encontrei foi esse gráfico: PGI - Plataforma Geográfica Interativa
Nele, as localizações das favelas são indicadas por pontos e no pop up referente a cada ponto pode-se obter o nome da favela e quantidade de municípios, mas não de pessoas. Por não ser totalmente familiarizado com os dados do IBGE, não sei se estão disponíveis tais dados que procuro tabelados.