Como obter a extensão de todas as vias de uma cidade?

Olá gente. Estou com uma pauta onde é importante saber a extensão de todas as vias da minha cidade (Maceió), alguém tem alguma ideia de como obter essa informação?

Tentei usar algumas ferramentas geográficas e APIs que se comunicam com o Open Street Maps, mas não encontrei nada relacionado a isso. Alguma sugestão?

1 Curtida

Olá @lucas0maia

Eu apenas segui agora de manhã alguns tutoriais do OSMnx para usar o OpenStreetMap, antes de sair de casa. Talvez você já tenha feito isso também
O uso de dados geolocalizados é um universo sem fim também em código! Não sou iniciado nisso, precisaria de algum tempo para fazer
Um dos gênios disso e criador é o Geoff Boeing
Você pode colocar suas dúvidas para ele, nas Issues do Github dele, parece que responde na boa

No Ubuntu 18.04 e com Python3 eu instalei

pip3 install osmnx
sudo apt install python3-rtree

E depois

import osmnx as ox
# Mostra o mapa disponível da cidade
ox.plot_graph(ox.graph_from_place('Maceió, Brazil'))

Depois eu vi que o OSMnx tem basic_stats e extended_stats (ver estes itens na documentação)

G = ox.graph_from_place('Maceió, Brazil', network_type='walk')
basic_stats = ox.basic_stats(G)
print(basic_stats)

extended_stats = ox.extended_stats(G)
print(extended_stats)

Enfim, não sei se te ajuda a começar a pensar
Tem várias outras maneiras também de usar o OpenStreetMap, como com SQL
O @bwstefano e a @ceciliadolago também são feras em mapas, acho que podem ajudar também. E o Bernardo Loureiro também

Oi @reichaves, tudo certo?

Então, eu encontrei um código pronto no github que utiliza a osmnx pra listar as vias mais longas de uma área. A única modificação que fiz foi tirar o limite e salvar em csv.

Ainda tô verificando o quão confiável é o resultado, mas já consigo trabalhar bem com ele.

Dá uma olhada: https://github.com/argo-marketplace/RadRoads

1 Curtida