Aleph é uma ferramenta livre para seguir fluxos de dinheiro. Por exemplo, para jornalistas investigativos, para combate à lavagem de dinheiro, etc. Ela possibilita reunir dados de diversas fontes:
- conjuntos de dados e bancos de dados
- raspagem de sites (usando o Memorious)
- documentos em texto (doc, pdf, etc.), com indexação do texto
- imagens, com OCR (reconhecimento ótico de caracteres de texto)
Por trás dos panos, o Aleph utiliza reconhecimento de entidades para detectar referências a organizações, pessoas, endereços, processos judiciais, etc. e mapear os relacionamentos entre eles. Em seguida, é possível consultar e filtrar as informações na interface de pesquisa.
As redes de relacionamento identificadas também podem ser visualizadas com a ferramenta VIS Desktop, que é parte do Aleph.
Para saber como instalar, consulte as instruções na documentação.
Para conhecer a interface de pesquisa, você pode consultar a instância do Aleph da OCCRP, experimentando pesquisar por nomes de pessoas e de organizações e filtrando e vendo os resultados. OCCRP é o Organized Crime and Corruption Reporting Project, um projeto que apoia jornalistas de dados em todo o mundo a organizar e encontrar informações para combate à corrupção e o crime organizado.
Esta postagem apareceu primeiro no portal dadosabertos.social. Desculpem pelo cross-posting, mas considero que seria relevante aqui também.