Visualização de dados portal da transparência

Opa!

Vou escrever para pedir uma ajuda. Há algum tempo uso as planilhas do Portal da Transparência da Prefeitura de Campinas para estudar Python/Pandas. O resultado tem sido legal tanto pelo aprendizado quanto pelas informações de interesse público que aparecem com as análises. Sempre publico aqui: https://leandrofilippi.com/

Quero dar um passo além. Talvez transformar em um site que funcione como uma espécie de transparência da transparência. Onde seja fácil visualizar se a cidade perdeu ou contratou médicos de um mês para o outro, por exemplo.

Qual seria um bom caminho para criar essas visualizações de um jeito que seja viável atualizá-las mensalmente e torná-las, digamos, navegáveis em um site? Os dados vêm em CSV’s com aproximadamente 15 mil linhas - aquelas planilhas salariais que as prefeituras são obrigadas a disponibilizar.

Valeu!

4 Curtidas

Olá @leandro

Seu site é muito interessante e útil. Na minha opinião o R é melhor para criar visualizações – é mais fácil depois de algum tempo de introdução e tem mais ferramentas online

O pacote shiny do R é excelente para isso. É um framework web para criação de aplicativos interativos. Na internet você pode achar links e tutoriais. E também outros colegas que trabalham mais com R podem escrever aqui depois. Como o @fbarbalho que tem um trabalho importante no Tesouro.

No Python o matplotlib é ótimo para fazer visualizações, mais simples e estáticas. O seaborn é melhor porque tem visualizações muito mais bonitas, voltadas para cálculos estatísticos mais avançados. E o plotly permite fazer gráficos interativos. São os que mais conheço, e todos você pode embedar em sites as visualizações.

4 Curtidas

Realmente é uma excelente iniciativa essa do @leandro.

Obrigado pela referência @reichaves. De fato temos usado bastante o shiny nos nossos produtos e com resultados bem interessantes. No dia 1/10 às 21:00 vou participar de um webinar puxado pela Escola de Dados onde falarei sobre a nossa experiência no tesouro e devo abordar o uso do shiny. Quanto tiver o link publico por aqui. No mais há alguns tutoriais muito bons que eu sempre costumo olhar. Destaco esse aqui:
https://rmarkdown.rstudio.com/flexdashboard/index.html

6 Curtidas

Opa, agora estou conseguindo abrir o tópico.

Muito obrigado pelas dicas, @reichaves e @fbarbalho.

Pelas referências que vocês deixaram aqui, o shiny parece ser um bom caminho. Vou olhar com mais atenção.

Valeu!

Dê uma olhada também no Plotly.