Ferramentas para visualização de vínculos

Prezados,

Quais ferramentas indicam para a análise de vínculos (indivíduos-indivíduos / indivíduos-instituições)? Alguém já utilizou o Orange Data Mining com este fim?

Atenciosamente

2 Curtidas

Oi @jvfreitas

Nunca usei o Orange para isso, mas já fiz uma investigação a partir desta análise de vínculos usando o Gephi: https://apublica.org/2017/08/a-teia-dos-donos-do-transporte-no-rio/

Nesse grupo sobre jornalismo de dados no Telegram, a @Rosangelafl também sugeriu dar uma olhada nesta solução aqui também: https://kumu.io

2 Curtidas

Eu usei o Orange Data Mining na minha pesquisa de mestrado, mas não com esse fim.

Para o que você quer, creio que uma ferramenta como o Aleph Data seja apropriada. Tem até um outro tópico neste fórum onde expliquei mais sobre ele.

1 Curtida

Hermann, muito obrigado pelas referências. Irei analisa o Aleph Data. Atenciosamente.

@adriano muito obrigado pelas referências. O projeto do Gephi e dados podem ser utilizados para estudo? Indica referências sobre a ferramenta? Atenciosamente.

Com certeza, aqui está o repositório com os dados e códigos desta investigação: GitHub - belisards/mapa-onibus-rj: Mapeamento dos donos de ônibus no Rio de Janeiro

1 Curtida

Tem o projeto CruzaGrafos. Tem dados de todas as empresas do Brasil inscritas na Receita Federal – atualmente 43,9 milhões de CNPJs. E também terminou a inclusão de informações de candidaturas políticas de 2014, 2016, 2018 e 2020, um total de 1,1 milhão de pessoas que disputaram cargos públicos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerando assim empresas, seus sócios e candidaturas, o projeto tem agora 70,7 milhões de dados. É aberto para associadas(os) da Abraji. Quem não é associado tem que preencher este formulário. Também temos uma newsletter do projeto.

1 Curtida

@reichaves muito obrigado pelas informações. Tentarei fazer o registro no CruzaGrafos pelo formulário indicado. Atenciosamente.